26/03/2014

* Para ler (e assistir): A Menina Que Roubava Livros! ♥

postado por Carol Daixum

Olá, Gente, tudo bem?

A dica literária de hoje é A Menina Que Roubava Livros. Uma leitura que ensina o real valor das palavras e que pode mudar uma vida. E muda mesmo! Sabe aquele livro que ao mesmo tempo em que você quer saber logo o final, você também não quer terminar de ler nunca? Loucura, eu sei. Acho que quando a gente se apega a uma história, o efeito é esse. Embarquei nesse livro, como nunca. Me apaixonei pelo Rudy, roubei livros com Liesel e me inspirei na sua coragem. Fiquei encantada com a biblioteca da mulher do prefeito, ganhei um pai amável (e o melhor acordeonista do mundo) e uma mãe rabugenta (mas com coração de ouro). Li e contei meus segredos para o Max e odiei o Hitler como ninguém. E conheci o outro lado da morte. Ah! E eu realmente acho que quando a morte conta uma história, você deve parar para ler. ;)


Informações: 
Autor: Markus Zusak
Editora: Intrínseca 
Preço: R$ 39,90 (comprei na livraria Travessa).


Frase:
- "Odiei as palavras e as amei, e espero tê-las usado direito." 


E a história é assim: horas depois de ver seu irmão morrer nos braços de sua mãe, que era comunista, Liesel Meminger é adotada por Hans e Rosa Hubermann. Ao entrar na nova casa (localizada na Rua Himmel), trazia escondido na mala "O Manual do Coveiro", livro que o rapaz que enterrou o seu irmão deixou cair na neve. Foi o primeiro dos vários livros que Liesel roubaria. O começo de uma carreira brilhante!

Através dos livros, Liesel descobre um mundo diferente do cenário triste de uma guerra, que transformava a Alemanha diariamente. Ela descobre o real significado do amor, da amizade e da lealdade. E as palavras que Liesel encontrou nessas páginas seriam mais tarde aplicadas ao contexto da sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, pai adotivo mais amável do mundo, e Max Vandenburg (o judeu do porão), o amigo quase invisível e que a família Hubermann ajudou de braços abertos, mesmo com todos os riscos.

A menina que roubava livros também conta com personagens fundamentais, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e primeiro amor. E a mulher do prefeito, sua melhor amiga e que também tem uma grande parcela de "culpa" por transformar esse amor pelas palavras mais possível. Sem eles, a sua história não teria a menor graça. E, claro, a narradora, mais conhecida como a morte! Que testemunhou a dor e a poesia da época em que Liesel teve sua vida salva diariamente pelas palavras.

Fofa essa imagem, né? 

Ah! Depois da leitura, vale assistir a história na telinha. Claro, que o livro é bem melhor. Mas o filme é tão apaixonante quanto. Amei a escolha dos atores! Me envolvi da mesma forma e chorei muito também! Me encantei pela relação dela com as palavras, com o pai (principalmente), com o Max e com a mãe. Faz jus ao livro, sabe? Só achei que eles exploraram bem pouco a relação dela com a mulher do prefeito! E merecia! Quanto ao Rudy... Sem palavras! Acho que todo mundo merece encontrar um primeiro amor parecido com ele. Aliás, as cenas dos dois lembraram muito o filme "Meu Primeiro Amor". Aquele que o menino morre com a picada de abelhas. Acho que foi o filme que mais marcou a minha infância. E agora o filme A Menina Que Roubava Livros, marca do mesmo jeito. Dá um pulinho no cine, come uma pipoca, leva lencinho, pois vale muito a pena! Livros sempre são melhores, mas a história na telinha nem sempre é ruim!

As cenas do filme! 

Os atores na vida real e o autor Markus Zusak. 
Ben Schnetzer - Max  
Sophie Nelisse  - Liesel 
Nico Liersch - Rudy

É isso, gente! Confesso, que foi difícil fazer esse post. Queria mostrar o que ele realmente significou. Mas acho que eu consegui pelo menos um pouco. :') É um dos meus livros preferidos, sem dúvida! Que vale cada letrinha e, se você se permitir, aprende muito. Acho que só aumentou o meu amor pelas palavras, por livros, a saudade do meu pai e a vontade de ser uma escritora. Às vezes a vida não é tão boa, mas pequenas coisas podem fazer milagres. Como uma simples leitura.

Fica a dica para quem ainda não leu. Já leu? O que achou? 
Enfim, podem opinar à vontade! 

Um beijo, C. 

P.S: crédito das fotos: Santo Google, Instagram The Book Thief Fans e Instagram The Book Thief Posts. 


8 comentários:

  1. Amoooooooooo esse livro. E gostei muito do filme, achei muito parecido (Apesar de meio lento. Acho que é uma história que combina mais em livro do que filme)
    ;*

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  2. Sou do time que leu o livro e viu o filme
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu li o livro e assisti ao filme, gostei mais do livro, achei que faltou muitas coisas no filme que poderiam ter sido colocadas sim. ♥

    ResponderExcluir
  4. Eu aposto que o livro deve ser encantador, só vi o filme e fiquei um pouco decepcionada com algumas coisinhas. Enfim, sou chata.
    Mas sou apaixonada por histórias que envolvem a Segunda Guerra Mundial, sério, fico fascinada.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  5. Só vi o filme, mas dá para perceber que é uma história apaixonante.
    Excelente post!
    Beijos, Cyn.
    http://ograndetalvez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Vale a leitura, meninas! =)
    Obrigada pelos comentários!
    Beijo, C.

    ResponderExcluir
  7. Sempre fazemos parte do time "o livro é melhor", mas queria muito assistir o filme. A história é excelente!

    ResponderExcluir
  8. Sempre fazemos parte do time "o livro é melhor", mas queria muito assistir o filme. A história é excelente!

    ResponderExcluir