14/05/2014

* PJ Entrevista: Autora Fernanda França! ♥

postado por Carol Daixum

Oi, Gente, tudo bem?

Sabem quem respondeu as perguntinhas do PJ hoje? Simplesmente a autora Fernanda França, que escreveu Malas, Memórias & Marshmallows, um dos meus livros preferidos, que conta a doce e divertida história da jovem jornalista Mel. Tão feliz!

No mini papo, ela contou que o livro MMM terá continuidade e será lançado em breve, antes mesmo da Bienal do Livro, que acontece a partir do dia 22 de agosto em São Paulo. Ah! A autora vai marcar presença por lá. Ela também deu algumas dicas para quem sonha escrever um livro e viver desse mundinho literário. Vamos lá? Bom post! ;-) 


Entrevista Fernanda França 

1. Como surgiu a ideia de escrever "Malas, Memórias e Marshmallows"? Tem um pouquinho da sua vida? Conta um pouco! 
R: Olá, leitores do blog! Um prazer falar com vocês. Malas, Memórias e Marshmallows é meu segundo livro. Eu me considero mochileira e morei algum tempo nos Estados Unidos. Tinha algumas histórias dos lugares e resolvi inserir o enredo da Melissa naquele cenário que eu conhecia. O que ela vive é dela, mas os cenários são reais. O que posso dizer sobre a identificação com a personagem é que sou tão esquecida quanto a Mel. Vivo em situações engraçadas porque minha memória não me ajuda! :-)

2. Soube que MMM terá uma continuação. Quais serão as próximas aventuras da Mel? O que as leitoras podem esperar? E o lançamento será quando? 
R: Estou muito feliz por anunciar o lançamento da continuação de Malas, Memórias e Marshmallows. Ainda não podemos divulgar o nome, mas posso adiantar que apesar de ser uma continuação, os leitores que não tiveram a oportunidade de ler MMM também poderão ler o livro novo, que é independente e se passa depois de MMM – o livro começa na Itália. Para quem leu MMM, vai saber o que aconteceu depois daquela cena do avião ;-) O lançamento será em breve, antes da Bienal de São Paulo, feira em que estarei presente, pela editora Planeta. A história se passa na Europa, com Melissa contando suas aventuras em novos países.

3. Uma curiosidade do livro que nunca contou para ninguém? Pode contar? :)
R: Uma história aconteceu de fato comigo: uma vez esqueci um casaco no hotel e lá dentro do bolso estava a chave do apartamento. Quando cheguei, eu simplesmente não tinha como entrar. Claro que a Mel tomou atitudes mais drásticas (risos), mas é a prova de que minha memória é bem parecida com a dela.

4. Qual é a tarefa mais difícil da vida de uma escritora? E a mais emocionante?
R: O começo é difícil e, embora eu esteja pronta para lançar o terceiro livro, ainda me sinto no começo. Tenho muito para aprender na profissão. A parte mais emocionante é, sem dúvida, encontrar os leitores em um lançamento e autografar. Adoro receber recados nas redes sociais também. Fico emocionada e muitos recados já me fizeram chorar.

5. Para quem deseja ser uma escritora? O que não pode faltar? E como funciona todo o processo? Desde a ideia até o lançamento? 
R: Ler muito muito muito muito muito. A leitura é a base para a escrita. Vejo escritores que dizem que não gostam de ler ou da língua portuguesa. Para ser escritor, é preciso amar o idioma. É com ele que você expressa sua história! Depois de ter o livro pronto, é importante submetê-lo às críticas para melhorar o trabalho. Registrar o livro na Biblioteca Nacional é um passo importante. Depois, é preciso estudar sobre as editoras no mercado para enviar o seu trabalho para aquelas que seguem sua linha editorial. E além de esperança, ter muita paciência ;-)

6. Você sempre quis ser escritora? O que te motivou (e motiva) a escrever seus livros? 
R: Acho que, no fundo, eu sempre quis ser escritora. Encontrei textos meus antigos em que eu já dizia, na adolescência, que eu gostaria de escrever livros. Estudei Jornalismo na faculdade, trabalhei por 12 anos como repórter em diferentes veículos e ao mesmo tempo comecei a carreira na literatura. Hoje, eu me dedico somente à escrita de ficção. O que me motiva a escrever é a vida. As histórias que escuto na rua, de amigas, que vejo... tudo é inspiração! Desejo inspirar leitores. Inspirar para que possam ver um lado da vida mais bonito, para que se animem com minhas histórias e descubram que vale a pena sonhar e ir atrás de seus sonhos.

Para terminar, a Fernanda deixou um recado para a gente!
Obrigada pelo carinho! Espero que curtam o meu novo livro. Em breve teremos novidades!
 Acompanhem meu trabalho na internet. Será um prazer conhecer vocês! 
Alegrias!
Fernanda França

***

Tão bom entrevistar autores dos nossos livros preferidos, né? E, de quebra, descobrir que são atenciosos e queridos. Sonho em publicar os meus livros, e ler essas respostas me deu um incentivo a mais. Muito obrigada, Fernanda! =) Mega ansiosa para ler a continuação de Malas, Memórias & Marshmallows. Quem sabe a carioca não dá um pulinho na Bienal do Livro em SP. Tomara! E quem quiser saber um pouco mais sobre a minha opinião do livro, fiz um post aqui e aqui. Ah! Segue o site dela, o Face e o Twitter (@fernandafranca). Por lá (Twitter), toda quinta à noite, rola o #chatdelivro.  

Pronto, gente! 
Gostaram? Podem opinar à vontade! ;-)

Um beijo, C.

P.S: Crédito da foto: Pequena Blogueira que vos bloga! ;-)


8 comentários:

  1. Estou doidaaaa para ler esse livro faz tempo já.
    Saber que tem autoras brasileiras que vivem só de literatura de ficção é música para os meus ouvidos.
    *.*
    Muito legal, Carol!

    Beijo

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  2. adorei a entrevista!
    fiquei curiosa para ler o livro.
    beijinhos, Rê

    garotas-urbanas.com

    ResponderExcluir
  3. Gente que legal...fiquei bem curiosa no livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. OMG vai ter continuação amei!!! Tô com o livro dela aqui na minha estante preciso ler urgente. Achei a Fernanda uma simpatia, sucesso pra ela <3
    Bjokas

    ResponderExcluir
  5. Geeeente, que querida *-* Quero muito ler esse livro...


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  6. O nome do livro já é uma delícia!!! Imagino que a leitura deva ser também!

    ResponderExcluir
  7. Carol,
    Quero agradecer, mais uma vez, pelo carinho e pela entrevista. Adorei participar!
    Espero que gostem do novo livro. Vai chegar em breve!!! ;-)
    Beijo sabor marshmallow e brigadeiro,
    Fernanda.

    ResponderExcluir