06/01/2015

* Diário de Viagem: Curiosidades da Suíça (que vão além do chocolate e da neve)! ♥

postado por Carol Daixum

Quando eu era mais nova, a Suíça tinha dois significados para mim: era o lar doce lar da minha tia (e das minhas primas) e colégio interno (vi em algumas novelas hahaha). Aí eu cresci, conheci de pertinho e percebi que ia além das minhas percepções, do chocolate e da neve. Pensando nisso, selecionei algumas curiosidades desse país apaixonante, cheio de qualidades e com alguns defeitinhos também. Curiosas de plantão, o post de hoje é para vocês. 

Arquivo pessoal. 

1. Curtir o inverno daqui é uma das melhores coisas do mundo. Mas para fugir do óbvio, que tal aproveitar o verão suíço? Claro que não é um Rio 40º, mas a gente até fala "que calor infernal" hahaha. Enfim, se você vai tirar férias em julho ou agosto, corre para cá. É quando as cidades ficam mais movimentadas e os festivais acontecem. No meio do ano passado, Locarno (que fica na parte italiana) recebeu Laura Pausini, Andrea Bocelli e até Backstreet Boys. Sabia que a gente até consegue pegar uma corzinha? Aproveitar o sol em frente ao lago é bem divertido e rende ótimas fotos. Só não se assuste se você estiver lendo um livro ou conversando com a sua prima, e um pai de família resolver trocar de roupa na sua frente e entrar na água gelada peladão, sem a menor vergonha. Supercomum aqui hahaha. ;-) 

2. A Suíça tem quatro línguas oficiais: alemão, italiano, francês e romanche. E pelo que eu entendi, cada parte tem o seu dialeto. Quem quiser viver aqui, sugiro um curso de alemão, pois é o que predomina mesmo. Lembrando que o alemão suíço é diferente do alemão da Alemanha. Ah! Se você está no cantão Ticino, que fala italiano, provavelmente os comerciantes vão saber te atender em alemão. Mas se você está em Zurique, esquece o italiano. Passei perrengue lá na estação de trem, mas nada que uma mimica não tenha ajudado hahaha. Nas outras partes, eu ainda não fui. Então, não sei como funciona. ;-) 

3. Aqui na Suíça italiana, os suíços alemães recebem o apelido de "zucchine", que em italiano significa "abobrinha". Ou seja: sem sal, sem gosto, sem graça. Pois é, existe uma rixa sim hahaha. Pelo menos entre a Suíça alemã e a Suíça italiana. Eu já conheci alguns suíços alemães bem legais e fofos, mas confesso que me sinto mais em casa na parte italiana. ;-) 

4. Suíços não são muito tolerantes e paciência não existe no vocabulário deles. Eu que sou lerdinha, sofro hahaha! Por exemplo, na fila do caixa do mercado: se vira nos trinta. Tem que pagar, guardar as compras, tudo bem rápido. A pessoa que está atrás de você não tem muita paciência não. Nas lojas, os funcionários não têm muito jogo de cintura não. Uma vez, eu estava experimentando uma roupa e a funcionária entrou na cabine e me expulsou de uma forma mais grossa do que educada. A loja já estava fechando e acho que eles estão certos, mas falar com jeitinho não é pedir muito, né? Claro que a gente não pode generalizar, já fui super bem-atendida em outras lugares, mas dessa loja eu peguei uma implicância. Então, duas dicas: na fila para pagar, já pega o cartão ou dinheiro e corre haha. E se você entrar numa loja quase na hora de fechar, melhor esperar outro dia. ;-)

5. Mais outras curiosidades: Suíça é 8 ou 80, assim como os outros países na Europa. No verão, escurece bem tarde. Oito horas da noite e tudo clarinho. No inverno, quatro e meia e tchau claridade. Os transportes são caros (tipo 4 francos um percurso curto), mas a gente tem segurança e qualidade. Então, vale a pena, né? Se o trem está marcado para tal horário, uns dois minutos você já está quase chegando no seu destino (claro, se o destino não for longe). E se atrasar, eles avisam. Ah! Assim como muita gente reclama do calor insuportável do Brasil, muitos suíços não gostam do frio. É aquela velha história: a gente nunca está satisfeita com o que tem, né? ;-) 

**

Prontinho, gente! Gostaram? Espero que sim! A Suíça tem inúmeras qualidades, mas também não é perfeita. Mas também é questão de cultura, né? Ah! Se eu pudesse dar um conselho para os turistas: deem uma chance para as outras três estações, não só para o inverno. Que é lindo e eu amo muito. Mas a primavera, o verão e o outono são encantadores também. ♥ 

Ah! E para quem duvidou do verão suíço, uma foto para comprovar. ;-)

Arquivo pessoal. ♥

Quem tiver mais curiosidades para contar, escreve na caixinha de comentários. ;-)

Um beijo, 
Carol. 


30 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Que legal, nunca dei tanta importância para a Suíça, mas depois deste post fiquei morrendo de vontade de conhecer, o que seria complicado porque não falo alemão e nem italiano rs. O verão deve ser uma delícia, pelas fotos dá pra ver que você aproveitou bastante!
    Um beijão,
    www.vireiprincesa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena, Brenda! ;-) E nada que um inglês não ajude. ^^
      Beijocas,
      Carol

      Excluir
  2. menina que maximo esse post, faz um tempo tenho muita curiosidade em ir pra suiça, adorei saber um pouco mais!

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Ai, que legal esse post de curiosidades sobre a Suiça, adoro posts assim :D
    Enfim, não sabia que tinha mil linguas para se falar hsuihsiu jurava que era só francês - ai, que ignorância!
    Um beijo,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir
  4. Tão bom viajar, né?
    E ainda conhecer um lugar bacana desses!
    Adorei o post!
    Beijos

    http://www.utilidadebobagem.com/

    ResponderExcluir
  5. que bacana saber que não é só chocolate e neve né, amei o post

    Bjuuuu
    http://umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tem algumas coisas controversas né, tipo do transporte caro. Mas pra compensar vem a questão de segurança q é muito mais importante! Deve ser um sonho esse lugar, isso sim!!!
    Beijão!
    www.vitaminatrendy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que quando a gente pago caro, mas tem retorno, é superválido. Mas quando a gente paga caro e não tem retorno, dá muita raiva. É sim, vale muito a pena conhecer! ;-)
      Beijos

      Excluir
  7. Adorei o post Carol!
    Me surpreendi com o preço do transporte.... mas pela qualidade, segurança e praticidade acaba valendo né? Podiamos aprender muito com eles inclusive nas escolas e na educação
    Me arrependi de não ter ido até lá enquanto morei na Itália, mas não vai faltar oportunidade né?

    Bjs e um excelente comecinho de ano p/ vc
    Pri

    http://www.styledchicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale mesmo! ;-) É verdade, tomara que um dia a gente aprenda (principalmente, os políticos).
      Ah! Não vai faltar não. Coloca no roteiro, que você vai amar. Feliz 2015. :-)
      Beijos

      Excluir
  8. Carol, que legal!
    Adorei o post.
    Super quero ir aí e ver show dos Backstreet Boys, hahahaha.
    Só não quero ver senhores peladões. NO, THANKS!
    Suíça já está nos meus planos faz tempo, de preferência no verão. Odeio frio.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha muito bom o seu comentário, Teca! ^^
      Visita meu segundo lar doce lar, sim. Vou me casar aqui pra você ter motivo também, tá? E no verão hahaha!
      Beijocas

      Excluir
  9. Ameeeeeei esse post! Adoro saber mais sobre outras culturas, ainda mais sendo percepções de pessoas com visão parecida com a minha! Eu fui pra Zurique e Lucerna, mas eu tinha uns 10 anos, então não lembro totalmente. Nossa, eu ia me dar muito mal nessa pressa das filas de supermercado, odeio fazer tudo correndo! hahaha Olha só, e você tá aí visitando a família e vai ficar por mais tempo?

    Beijinhos,

    Bruna
    www.chezb.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Bru. ^^ Se tiver a oportunidade, volta. Tem essa história da fila, mas é o de menos. Eu até estou mais ágil hahaha. Então, estou passando uma temporada aqui, mas em fevereiro já volto. Amo isso aqui, mas estou morrendo de saudade da minha família, amigos, meu quarto e por aí vai. Sair da rotina é bom, mas voltar é bom também. ^^ Beijocas

      Excluir
  10. Adoreeei saber mais sobre a Suiça! Sempre fui apaixonada pelo país (mas nunca soube muito sobre ele) e tenho pensando em tentar trabalhar na ONU um dia, então a Suiça com certeza seria uma opção de moradia!

    Beijão!
    Boneca de Pano Rosa

    ResponderExcluir
  11. Que demais! Eu sempre tive vontade de conhecer, deve ser lindo e "desenvolvido". Gosto de ver lugares em que os transportes publicos funcionam hehehe
    Boa semana :)
    ;**

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  12. Adorei! Resumindo então esse lugar é tudo de bom ;-)

    Beijos
    www.tudodmenina.com

    ResponderExcluir
  13. A Suíça era um dos destinos iniciais do meu mochilão, mas acabamos trocando pela Áustria por motivos de força maior ($$$$$) hahaha as passagens da Itália estavam ficando bem mais caras e decidimos deixar para a próxima vez, mas com certeza farei e eu ainda tenho muita vontade de conhecer. É um lugar que me encanta muito!

    Beijos.

    Jéssica
    Fashion Jacket - www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  14. Invejinha branca de você, Carol! Fiquei morta de vontade de ir pra Suíça agora.
    Bisous,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  15. Suíça é amor, né? <3 É um lugar que eu tenho muita vontade de conhecer - principalmente no verão - porque sei que acontece tanta coisa legal e ninguém valoriza tanto. Sua postagem é puro amor, e me encheu de vontade de ir pra lá agora mesmo <3

    Beijos!
    Blog Coisas de Vih | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito amor mesmo. Se tiver oportunidade, vem sim. No verão é bem legal e divertido! ;-)
      Beijocas,
      Carol

      Excluir
  16. Ai que tudooooo
    Eu imagino que seja lindo e tudo mais, mas eu ia voltar com uma mala de chocolate... fato rs
    Kisses

    ResponderExcluir
  17. Olá, Carol!
    Não sabia que tinha quatro línguas na Suiça. Uma das minhas cantoras favoritas, tem residência fixa aí, a Shania Twain.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim. Legal, né?
      Sério, eu acho que já escutei falar, mas não tenho certeza. ^^
      Beijocas,
      Carol

      Excluir
  18. No que toca às estações do ano, é mesmo isso. Horrível. Sou de Portugal e é inverno...às 5h já está de noite...:S
    Adorei o post :D
    Beijocas´*

    (o fundo está amoroso <3)

    ResponderExcluir
  19. Que legal conhecer um pouco sobre esse país além dos esteriótipos. Fiquei ainda mais curiosa pra conhecer e quando for, seguirei suas dicas. hahaha
    beijos.

    http://lugaaraosol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir