13/04/2015

* O drama de ser jornalista – Projeto Drama Queen #25 (Por Teca Machado)! ♥

postado por Carol Daixum

Na última terça-feira, dia 7, foi comemorado o Dia do Jornalista. Como eu e Carol dividimos a mesma profissão, resolvemos que hoje o post do Projeto Drama Queen seria sobre esse tema, para contar experiências mais esquisitas na área. Não sei se vocês sabem, mas ser jornalista é um drama sem fim.

Somos mal pagos, explorados, trabalhamos iguais condenados, com hora para entrar, mas sem hora para sair e ainda temos que escutar dos outros frases como “Para que fazer faculdade se é só sentar lá e escrever?”. Mas tem lá suas vantagens. Podemos falar mal da profissão, mas ela é tudo menos monótona, nenhum dia é igual ao outro, principalmente se você trabalha numa redação.

Vamos ver meus dramas?

***


Quem me conhece ao vivo sabe o quanto eu sou desastrada e vivo caindo. É claro que eu não ia estar a salvo dos meus tombos e vergonhas só por estar no trabalho.

Certa vez, fazendo uma pauta andando na rua com um entrevistado, estava sem olhar para frente porque escrevia no bloquinho enquanto caminhava. O que eu não vi e ninguém me avisou foi que logo a frente do meu caminho havia uma placa de Pare. Distraída com as perguntas e respostas, meti a cara na placa. A força foi tão grande que o impacto me fez cair sentada na calçada. O entrevistado e o meu fotógrafo continuaram andando sem notar. Só pararam quando eu, ao perceber o ridículo daquela situação toda, comecei a rir sozinha estatelada na calçada. Fiquei horas com uma marca vermelha na testa.

***

Nas minhas andanças como repórter de revista e site já fui em pautas no Rio de Janeiro – que chaaaaaato -, mas também fui parar diversas vezes no meio do mato. Nem tudo são flores.

Numa dessas, num distrito de uma cidade minúscula do interior de Mato Grosso, meu Estado, precisava procurar a irmã do Marechal Cândido Rondon. Descobri onde a senhora morava e fui atrás. Era num sítio com porteira. Eu e a fotógrafa chegamos lá, batemos palmas, gritamos e nada de alguém aparecer. Resolvemos entrar, já que a porteira estava aberta. Quando estávamos na metade do caminho até a casa, três gansos apareceram e foram chegando cada vez mais perto. Não gostei daquilo, eles estavam me encarando! A gente ficou meio sem reação, no melhor estilo “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. Até que realmente eles começaram a correr querendo nos pegar grasnando loucamente.

Nós duas começamos a correr e gritar em direção à casa, eu até perdi o sapato que ficou grudado num cocô de cavalo – ARGH! Quando chegamos à construção, a senhora que eu procurava estava lá rindo, disse que usava os gansos como uma espécie de campainha. Recuperamos o meu sapato, fizemos a entrevista, mas eu fiquei totalmente traumatizada com gansos.

***

Certa tarde, cheguei toda linda, de salto alto e serelepe na redação. Mal sabia eu o que me esperava. Meu editor me mandou para uma pauta externa. Até aí tudo bem. Só que a pauta era na beira do rio. Chegando lá, andei na margem já com os pés afundando no barro, tentando ao máximo não “atolar”. Pensei que ia ficar só nisso, mas não, me enfiaram num barquinho – TODO FURADO – para ir até uma ilhazinha ali no meio do rio porque a foto ficaria melhor. A água que entrava pelos buracos começou a molhar ainda mais as minha sandália, inclusive a minha calça jeans.

No fim da pauta estava já toda suja, cheia de barro e de poeira, do tornozelo para baixo molhada, mas, pelo menos, as fotos ficaram lindas e a matéria ficou legal. A experiência me fez aprender a deixar uma sapatilha no carro, para os casos em que eu precisasse andar perto do rio de novo.

***

Ser jornalista é amar e odiar o que se faz. É ter dias em que se pensa “Eu odeio essa porcaria de profissão! Por que eu não fiz direito ou medicina?”, mas cinco minutos depois entrevistar alguém que faz a diferença no mundo e pensar “Ainda bem que eu posso transmitir para as pessoas a notícia de que nem tudo está perdido nesse planeta”.

O Projeto Drama Queen é uma parceria entre o blog Casos, Acasos e Livros e o Pequena Jornalista. Com muito bom humor, muito exagero e muitas risadas, escrevemos sobre o drama que é ser dramático nesse mundo cheio de dramas. Quer mandar um texto para participar? Envie um e-mail para projetodramaqueen@gmail.com.

Teca Machado. 

** 


Autora do romance chick lit I Love New York, Teca Machado é uma devoradora de livros e filmes desde 1988 (Ok, mentira, desde 1994, quando aprendeu a ler). Alguém que compra livros pela capa, chora até com propaganda de margarina, é apaixonada por trailers, tem gostos mais adolescentes do que meninas de 14 anos, sonha com dinossauros e com o Bon Jovi, dá risada de si mesma, canta alto e dança no carro e pretende ser autora de Best Sellers. ;-)  * Dona do Blog Casos Acasos & Livros

P.S: Oi, gente! Carol invadindo o post da Teca. Só para dizer que geralmente o post do Projeto Drama Queen entra toda quinta-feira, mas não consegui postar semana passada. Mas acho que não tem problema começar a semana rindo muito com essas histórias da Teca, né? ;-) Beijo, beijo!


18 comentários:

  1. Jornalismo é demais, sério! Todas essas "tretas" e canseiras que justamente dão a graça e a espontaniedade da profissão.
    ;**

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  2. Mesmo sabendo das dificuldades da profissão, cada vez mais me identifico com área. Quem sabe um dia faça a graduação.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  3. A dos gansos foi a melhor! Muito divertido o post, adorei!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus kkkkkkkkkkkkkkkkk é um trabalho realmente "com emoção, né?"
    Acho que na hora que eu visse os gansos soltos na minha frente já desmaiava de imediato hahahaha.
    também sou muito desastrada, super me identifiquei <33
    Deve ser um trabalho incrível *-*

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita emoção hahaha! Nossa, eu também Nanda! =D hahaha beijocas

      Excluir
  5. AAAAAAAAAAAAAAI, gente! Deixa eu contar a minha:

    Uma vez me mandaram cobrir uma trilha de 2 km a pé! Tinha chovido no dia anterior e o que eu levei de escorregão não tá no gibi. Pior que o cinegrafista fez uma compilação de vídeos das minhas quase quedas intitulado "Hellz* na África", com música do missão impossível e tudo --' HAHAHAHAHAH

    Pior era segurar no cipó pra não cair e fotografar ao mesmo tempo. Uma delícia --'

    BEEEEEEEEIJO
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito!!! Chorei, Hellz hahaha ;-)
      Tem que mostrar esse vídeo lá no seu blog!!! beijocas ;-p

      Excluir
  6. eu acho a área do jornalismo fascinante! mesmo com todos os altos e baixos e com todas as "peripécias", acho uma profissão muito boa :)

    ResponderExcluir
  7. Todas as profissões têm os seu prós e contras. O importante de tudo apesar das dificuldades é gostar daquilo que se faz.

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  8. Adorei a história. Trabalhar com comunicação é sempre um desafio hahaha

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  9. Faço faculdade de publicidade e propaganda, mas pretendo continuar por mais um ano e me formar em jornalismo também. Se tem uma coisa que eu tenho aprendido na faculdade é que tem que amar muito essa profissão, porque olha.. não é fácil! hahaha
    Beijocas!

    http://damnmaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu entendo o dilema dos jornalistas, infelizmente no Brasil as faculdades de jornalismo não dão um bom suporte para o aluno empreender e exercer a própria criatividade, acredito que isso colabora muito com a imagem negativa relacionada aos profissionais.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. teca, amo seus textos, eu amo escrever, por mt tempo pensei em ser jornalista mesmo, mas acabei indo pra area de moda, hehe

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  12. Sabe o que eu acho?Tudo depende do lugar que você vai trabalhar.Ás vezes, o salário não é bom e você se mata de trabalhar, mas se ama aquilo e se ama o lugar que trabalha.. tudo fica bom :)

    Gostei do post, ehehehehe


    beeijos
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. hahahah gente quanta coisa vcs passam viu? Sinceramente acho vcs bem corajosos em irem a lugares perigosos por exemplo, se eu fosse jornalista nunca que eu queria ser mandada fazer reportagem lá em Israel :p

    Texto maravilhoso, o projeto é sensacional. Parabéns meninas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. AMEI ESSE POST! Ai, esses dramas de jornalista hahaha. Tive algumas experiências na minha faculdade, e olha, ta aí uma profissão que de fácil não tem nada.
    beijos.
    http://www.amandatelo.com/

    ResponderExcluir
  15. Aaah, essa vida de jornalista...
    Hahahaha.
    Altos e baixos (Muitos baixos no meu caso de tombos!), salário pequeno e atrasado, mas não nego que me divirto horrores.
    Friend, ri muito escrevendo esse texto e lembrando dos casos. Ainda tem uns na bagagem, haha.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir