22/09/2014

* PJ Entrevista: Autora Stéfanie Medeiros! ♥

postado por Carol Daixum

Oi, Gente! 

Tem autora nova na área e um livro quase saindo do forno também. Dessa vez, o PJ entrevistou a Stéfanie Medeiros, uma das meninas do clube de leitura Meg's Army Book Club (não conhece ainda? clique aqui e conheça ;p). No dia 23 de outubro, será o lançamento do seu primeiro livro: Borboletas infinitas de coração imperfeito. É apaixonada por poesias? Não pode deixar de ler. Tanto o livro quanto a entrevista. ;-) 

Entrevista: Autora Stéfanie Medeiros

1. O que te motivou e inspirou a escrever um livro de poesias? Um autor do mesmo gênero ou a sua própria vida? Conte um pouco! 
R: A poesia foi meu primeiro contato com a literatura no sentido clássico da palavra. Um dia (há muito tempo), eu estava andando pelo centro de Cuiabá com meu pai e entramos no sebo que tinha perto da Praça Ipiranga. Lá, achei um exemplar de “Caderno H”, do Mario Quintana, o primeiro livro de poesia que realmente gostei. Depois disto, comecei a escrever poemas. O “Borboletas infinitas de coração imperfeito” é uma reunião de poemas que escrevi desde os meus 16 anos até agora (que estou com 22). O livro é, por assim dizer, um ‘apanhado’ das minhas primeiras experiências literárias.

2. Qual é a fórmula para uma poesia tocar a vida do leitor? Tem algum segredinho que não falha? 
R: Se tem, ninguém me contou ainda! Mas os poemas que eu mais gosto são os poemas ‘simples’. Eu me apaixonei pela poesia moderna, que já não usa tantas rimas e métrica. A simplicidade desses poemas, no entanto, é bem complexa. Como Manoel de Barros, por exemplo. Os poemas dele são acessíveis, as pessoas gostam, incorporam. São simples, mas com conteúdo “complexo”. Não estou dizendo que o que eu faço é assim, longe disso. Mas são por conta desses poetas que tomei gosto pela poesia. 

3. Para quem deseja ser uma escritora, o que não pode faltar? E como funciona todo o processo? 
R: O processo criativo é diferente para cada pessoa, mas tem uma coisa que não pode faltar para ninguém: disciplina. Independente do que você quer escrever, você vai fazer isso muito melhor com a prática. Algumas pessoas acreditam em inspiração e outras não. Se você acredita, você vai conseguir colocar a “inspiração” no papel muito melhor se você tiver prática na escrita. E isso só acontece se você escrever sempre.

4. Pretende seguir a carreira como escritora? Se sim, vai seguir o mesmo gênero ou arriscar outros? 
R: Sim, com certeza vou continuar nesta área. Mas acho que, além de ser meu primeiro livro de poemas, este vai ser o último do gênero. Já há um tempo passei para a prosa, onde quero ficar. A poesia veio como experimentalismo, como primeiro contato com o fazer literário. Mas agora eu quero seguir para “outro desafio”, por assim dizer. 

5. Se tivesse que salvar três livros de um incêndio, quais seriam os escolhidos (não pode ser o seu hahaha)?
R: Pergunta difícil! Mas eu salvaria, em primeiro lugar, o “Clarissa”, do Érico Veríssimo. Depois a primeira edição de “Harry Potter e a pedra filosofal”, da J.K. Rowling e em terceiro o “Caderno H”, do Mario Quintana.

** 

Prontinho. Gostaram? Espero que sim! 
Obrigada, Stéfanie! Desejo que o "Borboletas infinitas de coração imperfeito" seja o primeiro de muitos e que conquiste muitos leitores. E, gente, anotem na agenda: no dia 23 de outubro, às 19h30, o lançamento do livro será na Casa Barão de Melgaço, sede da Academia Mato-Grossense de Letras (AML) e Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT). Ah! Assim que eu receber as informações dos locais de venda, eu atualizo o post e coloco na Fan Page do blog. 

Beijos e boa semana, 
Carol. 


5 comentários:

  1. oi ^^
    Que bacana a entrevista!
    Eu já babei no livro só pela capa maravilhosa, amanhã espero poder ir lá prestigiar a Stéfanie!

    bjinhus

    http://dudikobayashi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. opa! Eu viajei! Já estou em outubro ahuahuahuahau! Eu bem que achei estranho já estar tão perto do lançamento! kkkkkkkkkkkkkk
    já estava pensando em chamar meus amigos para ir! ainda bem que reli o post! :p
    só eu mesma perdida no mundo :p

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana encontrar autores atuais que escrevem poesias e tem essas referências de autores tão bacanas como Mario Quintana. Adorei a entrevista!

    ResponderExcluir
  4. Que tudo! Não conhecia o livro e nem a autora, ótimo ver brasileiras crescendo e evoluindo no mundo da escrita.
    Sucesso e curti a interview ;)
    bjoka diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem?
    Adorei a entrevista, não conhecia a autora nem o livro!
    beijos


    www.izabellagrimaldi.com

    ResponderExcluir